quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Oficina de Matemática - 7º ano - Recuperação do 2º trimestre




Nome:__________________________________________________
Turma: 7 º Ano
Data entrega: 14/09/2012
OBS: Entregar as instruções mais a tarefa executada.

Construindo esquadros.

Construir um esquadro formado pelos ângulos de 30°, 60° e 90°;
Construir um esquadro formado pelos ângulos de 45°, 45° e 90°.
Recursos:
Papel sulfite, régua, tesoura, canetas de cor preta e vermelha, lápis de cor  preto e vermelho e transferidor.
Atividade:
1.Dado uma folha sulfite, tomar um quadrado.
2.Marcar os vértices A, B, C e D, conforme figura número 2.
3.Dobrar o quadrado ao meio coincidindo os segmentos AB e CD. Vincar bem.
4.Abrir o quadrado. Unir o vértice C com a linha vincada, formando uma linha de dobragem que passe pelo vértice D.
5.Unir o vértice B com o vértice C.
6.Dobrar a parte restante do quadrado sobre o segmento formado pela união dos vértices C e B.
 A altura do triângulo formado divide a figura em dois outros triângulos.
7.Usando o transferidor, medir, marcar e pintar os ângulos do triângulo menor,utilizando a cor preta.
8.Usando novamente o transferidor, medir, marcar e pintar os ângulos do triângulo maior utilizando a cor vermelha.
 
 Figura 10 – Seqüência Didática VIII.Fonte: BIANCHINI; MONDO, 2008.
Conclusão:
Ao concluir esta atividade, proporciona-se ao aluno um material que pode vir a substituir um recurso de medida, que recebe o nome de esquadro, construído a partir da técnica das dobraduras.

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