Nome:__________________________________________________
Turma: 7 º Ano
Data entrega: 14/09/2012
OBS: Entregar as instruções mais a tarefa executada.
Construindo
esquadros.
Construir um esquadro formado pelos ângulos de 30°,
60° e 90°;
⇒
Construir um esquadro formado pelos ângulos de 45°,
45° e 90°.
Recursos:
Papel sulfite, régua, tesoura, canetas de cor preta
e vermelha, lápis de cor preto e vermelho e transferidor.
Atividade:
1.Dado uma folha sulfite, tomar um
quadrado.
2.Marcar os vértices A, B, C e D, conforme
figura número 2.
3.Dobrar o quadrado ao meio coincidindo
os segmentos AB e CD. Vincar bem.
4.Abrir o quadrado. Unir o vértice
C com a linha vincada, formando uma linha de dobragem que
passe pelo vértice D.
5.Unir o vértice B com o vértice C.
6.Dobrar a parte restante do quadrado
sobre o segmento formado pela união dos vértices C e B.
A altura do triângulo formado divide a figura
em dois outros triângulos.
7.Usando o transferidor, medir, marcar e pintar os ângulos do triângulo menor,utilizando a cor
preta.
8.Usando novamente o transferidor, medir,
marcar e pintar os ângulos do triângulo maior utilizando
a cor vermelha.
Figura 10 – Seqüência Didática VIII.Fonte: BIANCHINI; MONDO, 2008.
Conclusão:
Ao concluir esta
atividade, proporciona-se ao aluno um material que pode vir a substituir um recurso de medida, que recebe o nome de esquadro,
construído a partir da técnica das dobraduras.
tem que imprimir ou nao?
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